Não há nada mais fascinante do que olhar um ambiente humano sem os seus protagonistas. O declínio econômico no negócio tem feito muitos investidores abandonarem este nicho, isso se explica pelo fato da "cultura do shopping" estar sendo superada por lojas que aproveitam o espaço público da cidade. É um fenômeno histórico de uma mudança de comportamento urbano:neste texto de um site especializado em arquitetura e urbanismo, podemos perceber que a lógica em que se aplica o uso dos shopping centers já não é a mesma.
"Quando o shopping passa a ser uma necessidade e não apenas mais uma opção, isso é sinal de que a cidade se encontra terrivelmente adoecida"
"Quando as ruas não são agradáveis aos sentidos (ruas feias, fétidas, com poluição sonora e visual), quando há uma constante sensação de insegurança, quando a infraestrutura das ruas é decadente, as calçadas quebradas e você tem que disputar o espaço com carros e camelôs, obviamente a melhor solução é nos refugiar em um ambiente mais agradável e de fácil acesso como um shopping center, para fazer nossas compras e satisfazer nossas necessidades de lazer."
Enquanto o Brasil ainda não vive este momento, os Estados Unidos já experimentam a experiência de retornar ao espaço público, e isso tem sido fatal para os shopping centers. O mapa acima mostra a localização dos shoppings abandonados, abaixo estão algumas fotos desses lugares.
Rolling Acres Mall: Akron, Ohio
Hawthorne Plaza Mall: Hawthorne, Califórnia.
Cloverleaf Mall: Chesterfield, Virgínia.
Dixie Square Mall: Harvey, Illinois.
Randall Park Mall: North Randall, Ohio
Via http://www.buzzfeed.com/mjs538/completely-surreal-pictures-of-americas-abandoned-malls?bffb