"A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa"
(George Orwell)
Em dias passados o final de uma novela paralisou o país, em um
fenômeno sem precedentes, que levou até a presidente Dilma Rousseff a
adiar comício por conta do último capítulo. Particularmente não assisto,
mas não dá pra ignorar um fato como esse.
O “The Washington Post”, um dos jornais norte-americanos mais
respeitados e lidos em todo o mundo, relatou o poder de influencia das
novelas na vida dos brasileiros, em seu artigo “Brazil’s Novelas May
Affect Viewers’Lifes” (Novelas do Brasil podem afetar as vidas dos
telespectadores) . Um dos trechos do artigo diz : “No Brazil, um país
que, na média, assiste mais à televisão que qualquer outro país, exceto o
Reino Unido, novelas tem um efeito mais duradouro ao influenciar
escolhas no estilo de vida, dizem os pesquisadores. As novelas se
tornaram uma parte muito importante na sociedade brasileira”.
A população é facilmente influenciada pela mídia principalmente
quando está relacionada a novelas. Nestas, heróis nacionais são criados –
ficcionais ou não. Acaba uma novela e inicia outra e os modelos de
comportamentos, beleza, moda e outros vão se alterando. Mudam os
personagens, a trama e os assuntos abordados e a sociedade vai
respondendo a este estímulo produzido. Os padrões difundidos são
copiados e seguidos, porém, as pessoas não conseguem adaptá-los a uma
vida real, o que gera ansiedade, angústia e frustração.
Assistir televisão, navegar na Internet, falar ao celular são
coisas do cotidiano da maioria da população mundial. Somos, todos os
dias, bombardeados por diversas mídias que, em comum, têm o objetivo de
nos vender alguma coisa: uma ideia, um produto, um sonho, etc. E essa
tecnologia influencia o tempo todo a sociedade e em consequência, a
educação, tanto informal quanto formal. Podemos afirmar que a vida e a
interação humana são mediadas e controladas pelos meios de comunicação. E
é neste ambiente de interação com o mundo e significação que desde
pequena a criança é colocada à frente da televisão e esta então se
apresenta como parte integrante da família por ser uma boa “babá
eletrônica”. Como negar a influência da TV, presente na quase totalidade
dos domicílios brasileiros, sobre as formações das identidades sociais ?
Quando ouvimos falar que a mídia representa "o Quarto Poder" em
uma nação, é preciso avaliar como isso é verdade e o quanto estamos
sujeitos a ela e a todas as suas variáveis. A mídia influencia as
pessoas no modo de agir, de pensar e até no modo de se vestir. Ela cria
as demandas, orienta os costumes e hábitos da sociedade, além de definir
estilos, bordões e discussões sociais. A mídia dita as regras, as
tendências, os padrões de beleza, os ídolos a serem adorados e seguidos,
impondo padrões de beleza cada vez mais inatingíveis. E impulsiona
homens e mulheres em busca daquele corpinho que só o photoshop sabe
produzir.
A produção da indústria cultural é direcionada para o retorno de
lucros tendo como base padrões de imagem cultural preestabelecida e
capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter
crítico do espectador. Os adolescentes são bombardeados com produções e
marcas internacionais e as crianças estão à mercê dos desenhos infantis.
Dessa forma, seria impossível a escola, ou os pais das crianças
ignorarem os robôs que falam, as naves espaciais que a todos fascinam, a
capacidade de voar e de se transformar, de transformas coisas, a magia,
o poder e o terror trazido pelos monstros e vampiros; as lutas do bem
contra o mal nos desenhos animados, a violência mostrada nos
noticiários. Alguns dos programas de TV apresentam
constantemente valores questionáveis. Essas mensagens irão determinar
como nossos filhos serão? Irão determinar sua honestidade,
solidariedade, respeito e outros valores?
Segundo Marilena Chauí : “A produção ideológica da ilusão social
tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as
condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas,
sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em
conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que
vivemos e as ideias”.
Contudo, além de não podermos subestimar o poder da influência da
mídia na vida das pessoas, também não podemos ignorar a importância
desta caso seja utilizada de forma mais ética e consciente. Quero dizer
que o poder que os veículos de comunicação têm para mobilizar as pessoas
é muito grande e pode ser usado para o bem ou para o mal. Campanhas de
doação de sangue, de vacinação, de incentivo à reciclagem, para
economizar água, pela paz, para ajudar pessoas, e muitas outras, quando
divulgadas e incentivadas pela mídia ganham proporções enormes e trazem
resultados muito além do esperado.
Os meios de comunicação em massa devem contribuir para a
valorização da diversidade cultural, a promoção dos direitos humanos, no
combate a todo tipo de violência, no acesso à informação, entre
outros. Esta deveria ser sua função primordial. mas será?
Referências :