Vários navios militares da Marinha russa do mar Negro estão preparados para zarpar rumo à Síria, segundo afirmações de uma fonte do Estado Maior das Forças Armadas Russas à agência Itar-Tass.
“Como o mar Mediterrâneo se encontra na zona de responsabilidade da Marinha do mar Negro, é provável que, em caso de que seja necessário, os navios da Marinha se dirijam à região para cumprir a tarefa de garantir a segurança da base de manutenção e abastecimento técnico e material da Marinha de Guerra da Rússia que se encontra em Tartús e que Rússia aluga da Síria”, precisou a fonte à agência de notícias russa.
Por sua vez a cadeia estadunidense NBC comunicou, citando a altos cargos norteamericanos, que um grupo de militares russos já estão a caminho do porto de Tartús à bordo de um dos navios da Marinha russa.
A porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, assinalou que está ciente da reportagem da NBC, mas não pode confirmar a informação transmitida pela cadeia.
Por sua parte, o assessor adjunto de Segurança Nacional para Comunicações Estratégicas e Discursos de Obama, Ben Rodhes, declarou que tinha visto os comunicados sobre o tema nos meios, mas que não está “pronto para comentá-los”. “Temos que estudar a informação e compreender o que está acontecendo na realidade. Mas Rússia possui ali um porto (Tartús) que já foi usado anteriormente”, informou o alto funcionário norteamericano.
Não obstante, um alto funcionário militar russo desmentiu rotundamente a informação que afirma que um dos barcos russos já navega à caminho da Síria. Irônicamente, acrescentou que ou os serviços secretos dos EUA funcionam mal ou seus empregados não estudam geografía na escola.
Fonte: RT
As informações difundidas pela imprensa sobre o suposto envio do navio russo de desembarque “Nikolai Fílchenkov” ao porto sírio de Tartus para a proteção das instalações militares do Ministério russo de Defesa não correspondem com a realidade, comunicou à RIA Novosti uma fonte da Frota russa do Mar Negro.Alguns meios de comunicação ucranianos comunicaram este domingo, citando cadeias estadunidenses, entre elas a CNN, que o navio russo de desembarque “Nikolai Fílchenkov” zarpou rumo à Síria conm carga militar e un grupo de militares da marinha à bordo. As cadeias citaram dados de inteligência e fontes do Pentágono e informaram que a inteligência militar dos EUA vigia o deslocamento da embarcação à Síria.
Uma fonte da Frota russa do Mar Negro comunicou por sua parte que ditas informações são errôneas e o navio, vazio, permanece estacionado em Sebastópol, o que é confirmado por um correspondente da RIA Novosti.
“O navio está pronto para zarpar a qualquer momento, igual a todos os navios de guerra da Frota. Não se encontra à bordo nenhum militar da marinha e nem foi ordenado navegar para a Síria. A tripulação realiza as tarefas cotidianas”, comunicou a fonte da Frota russa do Mar Negro.