Um buraco negro é uma deformação no tecido espaço-tempo da qual nada, nem mesmo a luz, pode escapar. Como já descrito pela Teoria da Relatividade, para causar uma deformação no espaço-tempo é necessário massa ou energia (E=mc², a famosa equação de Einstein)
Os buracos negros geralmente dependem da massa de uma estrela que “morreu”, sendo ela maciça e altamente compactada. Imaginando que você estivesse no espaço e indo em direção a um buraco negro, o que aconteceria ao “cair dentro dele”?
As interações das quais não há mais escapatória começam em uma região do buraco negro chamada de horizonte de eventos. Caso você consiga chegar nessa região, seu corpo será esticado de forma que nenhuma das suas pontas consiga encontrar um caminho que não seja o próprio buraco negro. Para um observador distante, a pessoa que fosse “engolida” pelo buraco negro pareceria cada vez mais cair devagar, chegando até uma hora em que ela pararia de cair e então começaria a desaparecer.
Mas e para a pessoa que caiu, existe algum fenômeno estranho? Infelizmente, não. A pessoa que caísse não iria notar nenhum desses fenômenos estranhos. Aliás, mesmo que o azarado que caísse no buraco negro tivesse um relógio e conseguisse sobreviver à força esmagadora, ainda assim ele não conseguiria notar sequer que passou pelo horizonte de eventos.