Conheça carretas e veículos de mineração que tocam o terror em qualquer estrada
Mas nem todos os veículos dessa área possuem o mesmo porte: alguns, mais por necessidade do que por estilo, são verdadeiros gigantes. Vários caminhões que trabalham em minas ou obras imensas parecem mais robôs saídos diretamente da franquia Transformers.
Eles impressionam por conta do tamanho e da quantidade carga que carregam e, abaixo, você conhece alguns deles – sem ordem nenhuma e sem englobar todos os integrantes do universo desses gigantes de metal.
1) Liebherr T 282C, o líder
(Fonte da imagem: Reprodução/Liebherr)
- Altura: 7,84 metros
- Comprimento: 15,31 metros
- Velocidade máxima: 64 km/h
- Carga máxima: 363 t
- Peso total: 600 t
Comparação entre um ser humano e o gigante. (Fonte da imagem: Reprodução/Liebherr)
E ele não é só tamanho: tecnologias que ajudam na estabilidade do material carregado e que diminuem a formação de poeira fazem dele uma das melhores opções no ramo, além de ser o veículo com a maior capacidade de carga da classe em relação ao peso do caminhão vazio. Funciona a partir de um motor a diesel e tem um sistema de direção personalizado.
Caterpillar 797F, o monstro
(Fonte da imagem: Reprodução/Caterpillar)
- Altura: 7,7 metros
- Comprimento: 15 metros
- Velocidade máxima: 67,6 km/h (cheio)
- Carga máxima: 363 t
- Peso total: 623 t
O motor de 20 cilindros dá até 4 mil cavalos de potência – mas que não são o suficiente para fazer o veículo andar muito rápido, tamanha a quantidade da carga que ele costuma carregar. Quem quiser um desses precisa desembolsar até R$ 11,4 milhões.
Terex 33-19 Titan, o único
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)
- Altura: 9,2 metros
- Comprimento: 20,35 metros
- Velocidade máxima: 48 km/h (cheio)
- Carga máxima: 350 t
- Peso total: 548 t
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)
O mais curioso é que apenas um protótipo do Titan foi construído para o mercado de mineração de carvão. Para você ter uma ideia da capacidade, dois ônibus e duas camionetes são capazes de preencher totalmente a caçamba do veículo.
LeTourneau TC-497 Mk II, o trem sobre rodas
(Fonte da imagem: Reprodução/Life)
- Comprimento: 174 metros
- Carga máxima: 150 t
- Peso: 450 t (cheio)
- Velocidade máxima: 32 km/h
O que sobrou do Overland Train, décadas depois. (Fonte da imagem: Reprodução/Land Train)
Esse caminhão, que parece uma serpente de metal quando visto de cima, foi construído para levar equipamentos e suprimentos dentro e fora de estradas dos Estados Unidos na década de 1950. Menos de duas décadas depois, possivelmente por conta da dificuldade em manter o veículo, ele foi descontinuado e vários dos modelos tiveram as peças reutilizadas, exceto algumas unidades, que hoje são considerados sucata.
Iveco Trakker 410T48, o brasileiro
(Fonte da imagem: Reprodução/Iveco)
- Altura: 3,13 metros
- Comprimento: 9,47 metros
- Carga máxima: 176 t
- Velocidade máxima: 109 km/h
(Fonte da imagem: Reprodução/Iveco)
A economia de combustível também é um grande destaque do modelo. Além de ser bastante utilizado no país, o Iveco Trakker é estrela de feiras de agronegócio e caminhões.
Liebherr LTM 11200-9.1, o guindaste
(Fonte da imagem: Reprodução/Liebherr)
- Altura: 4,42 metros
- Comprimento: 18,3 metros
- Velocidade de trânsito: 75 km/h
- Peso: 96 t
(Fonte da imagem: Reprodução/Liebherr)
Esse gigante roda incompleto pelas estradas até chegar à obra solicitada: algumas de suas peças são transportadas separadamente para que ele não tombe ou ande devagar demais. Ao todo, ele custa cerca de US$ 10 milhões.
Western Star Centipede, a supercarreta
(Fonte da imagem: Reprodução/The CTP)
- Comprimento: 55 metros
- Velocidade máxima: 64 km/h
(Fonte da imagem: Reprodução/The CTP)
Um sensor no painel do motorista avisa no caso de algum acidente com as últimas carretas do comboio, que não são visualizadas pelo retrovisor. Você teria coragem de ultrapassar um desses na estrada?
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FONTE: tecmundo.com.br