O risco de tsunami na Itália: pressione a Protecção Civil
O risco de tsunami na Itália: tema muito quente em que muitos especialistas e não habitar através do estudo de paleo-sismológicos do nosso país. É uma iniciativa muito importante e divulgar da melhor maneira: obter em um mês no exercício tsunami internacional em Salerno. De 24 a 27 de outubro próximo, na verdade, para ajudar a prevenir e estar prontos para enfrentar qualquer eventualidade neste sentido. Após o lançamento apareceu no site da Protecção Civil, que vai agradar a se espalhar para envolver o maior número possível de pessoas.Faltando exatamente um mês do exercício sobre o risco de tsunami internacional em seu programa no próximo dia 24 de outubro a 27 em Salerno, no contexto da torção do projecto europeu - Tidal Wave no Mar Tirreno Sul Financiado pela Comissão Europeia, organizado pelo Departamento de Proteção Civil. de acordo com a região de Campânia, em colaboração com a Prefeitura ea província de Salerno, com o envolvimento da capital e de outros municípios do litoral de Salerno, o exercício visa testar as sinergias para a gestão eficaz de emergência em o caso de um tsunami, aumentar a conscientização dos cidadãos e instituições deste risco, exercer estruturas operacionais em diferentes cenários internacional-emergência nacional e, em particular, com a busca e recuperação de pessoas desaparecidas ea assistência à população. Além disso, equipes de especialistas irá também desempenhar atividades voltadas para a identificação de possíveis riscos ambientais.
As operações, que envolvem os componentes e as estruturas operacionais de nível local e nacional, o Serviço Nacional de inteira de Protecção Civil, com a presença de representantes da Comissão Europeia e Proteções Civil da França, Portugal, Malta, Espanha, Croácia e Grécia. As atividades esercitative começará quinta-feira 24 de outubro, será testado quando a coordenação e ativação do sistema de protecção civil local nacional. Na sexta-feira 25 e sábado 26 de outubro de então, vai testar a capacidade de intervenção das equipas operacionais da Europa, juntamente com os da Marinha, da Guarda Costeira e do Corpo de Bombeiros, em cenários no mar e em terra. Além disso, as atividades são planejadas simulação de alívio com o envolvimento de organizações voluntárias nacionais especializadas no domínio da protecção civil.
Nos mesmos dias, nos municípios de Centola e Camerota, serão testados também os resultados de um suporte experimental para o planejamento municipal que tem como objetivo a implementação de diretrizes regionais para a elaboração de planos de emergência de risco local de protecção civil tsunami.
O exercício terminará no domingo de manhã, 27, com um workshop dedicado aos resultados do exercício.
FONTE: CENTRO METEO ITALIANO.IT