Os Estados Unidos estão enviando mais seis caças F-15 e um avião de reabastecimento KC-135 para a Polônia, de acordo com a defesa oficial nesta quarta-feira.
O movimento segue uma reunião da OTAN na terça-feira chamado pela Polônia após as forças russas se transferirem para a península ucraniana da Criméia no início desta semana.
As aeronaves adicionais irão aumentar parte de uma missão da OTAN existente para policiar o espaço aéreo do Báltico. Os EUA e 14 outros aliados forneceram aviões numa base de rotação para a missão ao longo dos últimos 10 anos.
Atualmente, os EUA contribui com quatro F-15. A adição trará a contribuição dos EUA em até 10 durante a sua rotação, que é de janeiro a abril.
A aeronave adicional virá daqueles atualmente com sede no Reino Unido e será implantado à Base Aérea de Siauliai, na Lituânia.
"Esta ação vem a pedido de nossos Aliados Bálticos e demonstra ainda mais o nosso compromisso com a segurança da OTAN", disse um oficial de defesa.
O secretário de Defesa Chuck Hagel anunciou durante uma audiência no Senado na quarta-feira que os EUA também vai "intensificar a formação conjunta através do nosso destacamento da aviação na Polônia."
Desde o final de 2012, a Polônia já recebeu 10 pilotos dos EUA para apoiar rotações de F-16 e C-130 usados para treinamento conjunto com a Força Aérea polonesa.
"O Departamento de Defesa está atualmente a consultar com nossos aliados poloneses no aumento das atividades associadas a este distanciamento", disse o oficial de defesa.
Fonte: The Hill - http://thehill.com/blogs/defcon-hill/policy-strategy/200000-pentagon-us-sending-six-f-15s-to-poland







