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POLITICA: Dilma gasta mais em propaganda que a gigante Ambev, maior empresa da América Latina
A presidente
Dilma Rousseff conseguiu bater o recorde antes pertencente ao seu
antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2013, o governo federal gastou
R$ 2,3 bilhões para a veiculação de material publicitário.
Segundo o
jornal Folha de S. Paulo, o valor é o mais alto já registrado desde
2000, quando os dados começaram a ser divulgados pela Secretaria de
Comunicação do Palácio do Planalto.
O montante faz
com que o governo ocupe a quarta colocação no ranking dos maiores
anunciantes brasileiros em 2013, ficando atrás apenas de Unilever (R$
4,6 bilhões), Casas Bahia (R$ 3,4 bilhões) e o laboratório Genomma (R$
2,5 bilhões).
O valor é,
inclusive, maior do que o investido pela gigante Ambev. Segundo o Ibope,
a companhia do ramo de bebidas gastou R$ 1,8 bilhão no mesmo período.
De acordo com a
Folha, os R$ 2,3 bilhões correspondem à toda gestão pública federal,
incluindo as estatais. Quando são considerados somente os órgãos da
administração direta do Planalto, o valor foi de R$ 761,4 milhões em
2013.
Mesmo esse
número é considerado recorde, sendo o maior da última década e meia. A
reportagem aponta que, de 2012 para 2013, os gastos subiram 7,2%, já
descontada a inflação do período.
O veículo mais
utilizado pelo governo ainda é a televisão, com 65% do total. No
entanto, o crescimento dos investimentos na internet chamam atenção com
R$ 139 milhões, 22% a mais que em 2012.
Ao jornal, a
assessoria de imprensa da Secretaria de Comunicação justificou o aumento
dizendo que "em 2013, o governo federal apresentou novas campanhas de
utilidade pública voltadas à prevenção de acidentes de trânsito, de
combate ao uso do crack e de lançamento do programa Mais Médicos".
Marina Pinhoni
Exame
Editado por Folha Política
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