Ministério da Saúde solicitou os veículos que estavam parados há 3 anos.
As 19 ambulâncias de Passos e Varginha serão usadas em outra o G1 Sul de Minas
Ambulâncias do Serviço Móveis de Urgência (Samu) enviadas a Varginha (MG) e Passos (MG) terão que ser devolvidas. A decisão partiu do Ministério da Saúde depois que os veículos ficaram parados por mais de dois anos, sem uso.
As 16 ambulâncias do Samu foram entregues à Prefeitura de Varginha pelo Governo Federal em dezembro de 2010. Os veículos seriam usados na implantação do serviço em 153 municípios do Sul de Minas. "Para que elas pudessem entrar em funcionamento, havia a necessidade de se criar toda uma estrutura com os hospitais para que fosse possível receber os pacientes da região, e essa infraestrutura nos hospitais ainda não está preparada", disse o chefe do departamento de administração e finanças da secrataria de saúde, Juraci Gonçalves.
As ambulâncias estão estacionadas no pátio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Durante todo esse período, segundo Gonçalves, todas ficaram fechadas. Os veículos vão passar por uma checagem antes de serem devolvidos. Uma enfermeira da Superintendência Regional de Saúde que analisou um dos veículos afirma que, de acordo com a listagem, não há alguns equipamentos. "Está faltando colar cervical, desfribilador, e são equipamentos fundamentais na hora da emergência, que não tem como faltar na ambulância", afirmou a enfermeira Poliana Pereira.
Em Varginha, 15 ambulâncias do Samu ficaram paradas sem uso por 3 anos. (Foto: Reprodução EPTV)
Além das 16 ambulâncias que estão paradas em Varginha, o Ministério da Saúde pediu a devolução de três dos seis veículos que estão parados em Passos. Na cidade, as ambulâncias também chegaram em 2010 e até hoje não foram utilizadas.
Segundo a atual administração, vários materiais, como macas e caixas de ferramentas, foram retirados. Representantes da Secretaria Estadual de Saúde estiveram no almoxarifado da Prefeitura de Passos fazendo um relatório sobre as condições dos veículos. A previsão é que as ambulâncias de Passos e as de Varginha sejam levadas para Belo Horizonte em até 15 dias.
"Como está parado a longo prazo, havia a necessidade de colocar em funcionamento. A ideia da coordenação estadual é remover essas ambulâncias para o Estado, para serem melhor utilizadas. Num segundo momento, traríamos ambulâncias novas pra cá", afirmou o coordenador Gonçalves.
Segundo o secretário de saúde do município, José Antônio Valério, a prefeitura de Varginha tem interesse de implantar o sistema de Samu na região, mas precisa estruturar o município para esse atendimento. Ainda segundo o secretário, as ambulâncias devolvidas serão usadas em outra região do Estado, mas o Governo Federal teria prometido novas ambulâncias para o Sul de Minas a partir de setembro. A prefeitura se comprometeu a viabilizar a estrutura através de um consórcio intermunicipal com todos os municípios envolvidos no projeto.