- Imagens dramáticas parecem mostrar uma onda congelada mas o fenômeno é causado por gelo comprimido
- O gelo parece azul porque absorve a luz do "fim vermelho 'do espectro e joga fora a luz azul
À primeira vista, estas belas imagens da Antártida parecem mostrar ondas de 50 pés de altura que foram congelados imediatamente como eles quebram.
Algumas pessoas colocaram as imagens on-line, feita pelo cientista Tony Travouillon em Dumont d'Urville, com uma descrição alegando que eles são uma onda tsunami que foi congelado.
Mas, apesar de correntes de e-mail e fóruns de Internet de volta esta reclamação, até, o que realmente está retratado é o fenômeno natural de gelo azul.



Durante o verão, o gelo derrete a superfície e novas camadas de gelo comprimir em cima.
O gelo parece azul porque quando quando a luz passa através do gelo espesso, a luz azul é transmitida de volta para fora, mas a luz vermelha é absorvida.
Se as bolhas não foram compactados fariam dispersam a luz, ou seja, tudo seria refletida de volta para fora e parece branco.
Larry Gedney escreveu sobre neve e gelo azul no Fórum de Ciência do Alasca.
Ele explicou: 'É preciso uma espessura apreciável de gelo puro o suficiente para absorver a luz vermelha para que apenas o azul é transmitida. Você pode ver o efeito de neve em profundidades relativamente rasas, porque a luz é devolvida ao redor repetidamente entre grãos de gelo, perdendo um pouco de vermelho em cada salto.



"À medida que aumenta a profundidade, a sonda passará verde-amarelado, azul-esverdeado e, finalmente, azul vívido. Se o orifício é suficientemente forte, a cor e luz desaparecer completamente quando toda a luz é absorvida. '
Mr Travouillon, empregado por Caltech, na Califórnia, viajou para a Antártida, enquanto trabalhava para o seu doutoramento na Universidade de New South Wales, Sydney, Austrália.
Os 35 anos de idade listas suas nacionalidades como brasileiro e francês e pode falar espanhol e francês, bem como Inglês.
Em seu currículo, ele escreve: "Minha pesquisa é principalmente experimental que abrange um amplo conhecimento de testes do site, sensoriamento remoto e automação para telescópios de todos os comprimentos de onda.
"Eu também estou particularmente interessado no desenvolvimento e gestão de projetos muito grandes astronômicos.
"Meu objetivo na carreira é trabalhar em um ambiente híbrido de acadêmico e projeto de pesquisa, envolvendo-me no ensino e desenvolvimento do projeto. '

