
Um grupo de 24 cientistas anunciou hoje a intenção de conduzir uma experiência que pode criar um supervírus de gripe do tipo H7N9. Apesar de apresentar certo risco de segurança, um estudo de manipulação genética é necessário para os planos de prevenção contra uma eventual pandemia, dizem os biólogos.
Em carta divulgada pelas revistas Science e Nature, o grupo - liderado por Ron Fouchier, do Centro Médico Erasmus, de Roterdão, e Yoshihiro Kawaoka, da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) - lista características do vírus que o tornam preocupante.O H7N9, que surgiu na China em Março após saltar de aves para humanos, matou 43 pessoas e infectou mais 91.
Apesar de existir apenas um caso confirmado de transmissão de pessoa para pessoa, o vírus preocupa, pois adapta-se bem ao organismo humano quando consegue penetrá-lo. O vírus, além disso, apresentou resistência a antivirais nos pacientes tratados na China e parece ser assintomático em aves, o que acelera a sua disseminação.
O teste proposto agora procura avaliar o risco de uma mutação natural tornar o vírus um organismo capaz de gerar uma pandemia humana. «É crítico realizar testes que podem resultar em ganho de função [do vírus] para levantar informações que podem ajudar em actividades de vigilância», escreveram os biólogos.
PARTICIPEM DE NOSSOS CANAIS E NOS AJUDEM COMPARTILHANDO !
curte nossa pagina https://www.facebook.com/pages/Brazil-News/272151322924690
e nosso blogger http://brazilnewsbr.blogspot.com.br/ obrigado