VEJA EM : http://politicos.org.br/
É comprovado que a grande maioria da população vota em seus candidatos sem a mínima noção de como funciona o sistema político em questão
“ Não saber como funciona o sistema político brasileiro prejudica a escolha do candidato, pois não é possível saber quem é a pessoa mais qualificada para o sistema se a pessoa não o conhece” disse. Segundo ele, é imprescindível que as escolas, públicas ou particulares, ensinem as crianças desde pequenas a lidar com política, para que não cresçam sem ter noção de como ela funciona.
“A política está presente na vida de todos, então é preciso saber como ela funciona para que as escolhas e decisões sempre sejam extremamente racionais” ressalta. O professor ainda salienta a importância da divulgação em campanhas e propagandas para conscientizar a população.
“Para formar um povo mais consciente do seu voto, é preciso que se conheça a fundo os três poderes, e o governo só conseguirá isso com intensas campanhas voltadas para a área, para que as pessoas possam ver a política com outros olhos” finaliza João.
Tem como figura máxima o presidente da República, eleito pelo voto direto e com mandato de quatro anos e possibilidade de reeleição. A principal obrigação do presidente é fazer as leis funcionarem. É assessorado diretamente pelos ministros de Estado que nomeia pessoalmente. O presidente tem o poder de editar medidas (leis) provisórias, nomear ministros de Estado e outros cargos públicos do primeiro escalão, sancionar ou vetar leis, manter relações com Estados estrangeiros e comandar as Forças Armadas.
Governadores e prefeitos chefiam o Poder Executivo nos âmbitos estadual e municipal. No caso de impedimento do presidente eleito, assumem o cargo respectivamente, o vice-presidente, os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.
Tem a função de estabelecer o ordenamento jurídico (conjunto de leis) que rege a atividade individual e social, inclusive do próprio Estado. É formado pelo Congresso Nacional, no âmbito federal, pelas assembléias legislativas, nos Estados, e pelas câmaras municipais, ou de vereadores, em cada município. Seus componentes são eleitos pelo voto direto.
O Congresso Nacional é composto pela Câmara dos Deputados, com 513 integrantes com mandatos de quatro anos, e pelo Senado, com 81 senadores eleitos para mandatos de oito anos. O presidente do Senado é também presidente do Congresso Nacional. Cada Estado é representado por três senadores e um número de deputados federais proporcional à população. Da mesma forma, o número de integrantes das assembléias legislativas e câmaras municipais está relacionado ao número de habitantes dos Estados e municípios, respectivamente.
Sua função é fiscalizar o cumprimento das leis. Seu órgão máximo é o Supremo Tribunal Federal (STF), formado por 11 juízes de passado considerado intocável e comprovado saber jurídico - são escolhidos pelo presidente com aprovação do Senado. Abaixo do Supremo estão os Tribunais Estaduais. Não há instância municipal no Poder Judiciário.






